Siga a folha

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Caminhoneiros veem queda do petróleo com pessimismo

Dificuldade de redução chegar às bombas e risco de crise geram desconfiança na categoria

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

Tanque cheio Líderes dos caminhoneiros viram com pessimismo a forte queda no preço do petróleo deste domingo (8). Quando o caos começou, parte do grupo dizia que não acreditava que a redução chegaria nas bombas. Os mais desanimados insistiam que, mesmo se houver queda no combustível, a situação econômica deve piorar.

Premonição Para Wanderlei Alves, o Dedeco, que ganhou notoriedade entre os motoristas na paralisação de 2018, seja qual for o efeito nos postos, o país corre risco de entrar em uma crise sem precedentes. Carlos Litti Damer estima que, se o custo do caminhoneiro cair muito, o preço do frete também desce, anulando os ganhos da categoria.

Ladeira Analistas estimam que a nova crise do petróleo pode ser um golpe fatal na Opep, a organização de países exportadores, que chega aos 60 anos em 2020. A entidade vem perdendo participação de mercado na produção mundial e hoje tem cerca de um terço dela. Desde 2016, depende de acordos com aliados para controlar o mercado.

Lupa O governo criou um grupo formado por Coaf, Banco Central e Ministério da Justiça para avaliar riscos de lavagem de dinheiro, financiamento do terrorismo e de armas de destruição em massa. O primeiro relatório deve ser entregue em um ano.

A distância A Estácio chegou ao milésimo polo de ensino a distância. Há dois anos, a rede tinha 400 polos.

A coluna Painel S.A. está disponível por temas. Para ler todos os outros assuntos abordados nesta edição, clique abaixo: ​

Preço de máscara sobe 569% com coronavírus, dizem hospitais

Slogan 'Chama o Meirelles' ressurge na internet após disparada do dólar

Estou bem calminho, diz o empresário Rubens Ometto, da Cosan

Com Filipe Oliveira e Mariana Grazini
 

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas