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Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Prazo curto para entrega de trens preocupa investidor em concessão

Linhas 8 e 9 da CPTM determinam cronograma de 12 meses

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São Paulo

Potenciais investidores interessados na concessão das linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda da CPTM em São Paulo estão incomodados com o prazo previsto para o início da entrega dos 30 novos trens. O cronograma de 12 meses após a assinatura do contrato para o começo do processo foi considerado muito curto na comparação com o tempo praticado historicamente na indústria de metrôs e ferrovias, o que pode acabar restringindo a quantidade de competidores.

Dentro do governo, a avaliação é a de que o prazo curto vai evitar problemas jurídicos que poderiam atrasar o andamento nos órgãos de controle.

O projeto de 30 anos de concessão das duas linhas, que em 2019 superaram 1 milhão de passageiros em dia útil, envolve um investimento de aproximadamente R$ 2,6 bilhões em melhorias nas linhas nos primeiros seis anos.



Os recursos aportados pelo novo investidor abrangem a reforma de 35 estações e a construção de outras duas, além da aquisição da nova frota de mais 30 composições.

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