Siga a folha

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Fitch projeta tarifa de locação de automóvel mais cara em 2021

Agência estima que a preço médio aumente de 2% a 4% neste ano

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

São Paulo

A recuperação da demanda e a oferta limitada de carros devem elevar as tarifas de locação de automóvel neste ano, mantendo a trajetória de alta verificada em 2020. A projeção é de Renato Motta, analista da agência de classificação de risco Fitch, que afirma já observar diárias mais caras.

"Começou no terceiro trimestre, mas veio muito mais forte no último trimestre. Isso deve perdurar até as cadeias do setor automotivo se ajustarem", diz.

Tarifa de locação deve manter trajetória de alta em 2021 - Adriano Vizoni/Folhapress

As tarifas subiram em 2020 após as locadoras reduzirem frotas no começo da pandemia. A retomada das locações veio, mas as empresas não conseguiram repor os veículos porque a indústria não se recuperou da pausa na mesma velocidade.

A Fitch estima que a tarifa média deva aumentar de 2% a 4% em 2021 na comparação com o ano anterior, tanto no segmento de aluguel diário (Rent a Car) como no de gestão de frotas. Para a frota e a receita das maiores companhias do setor, a agência projeta crescimento de 5% e 17%, respectivamente.

Paula Soprana (interina), com Arthur Cagliari

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas