Siga a folha

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Justiça suspende liminar que impedia reajuste de ICMS para hospitais privados

Presidente do TJ-SP afirmou na decisão que liminares ameaçavam administração pública

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

São Paulo

O presidente do Tribunal de Justiça de SP, Geraldo Francisco Pinheiro Franco, suspendeu quatro liminares do setor de hospitais privados que impedia o governo paulista de reajustar o ICMS cobrado na venda de insumos hospitalares para a rede privada, como parte do ajuste fiscal iniciado neste ano.

Pinheiro Franco afirmou na decisão que a manutenção dos benefícios em momento de recrudescimento de crise econômica gera drástica redução na arrecadação do estado, impondo risco à condução segura da administração pública.

Além disso, o juiz afirma que as liminares ameaçam a economia pública, por incentivar outros contribuintes a entrar na Justiça com pedidos idênticos, o que comprometeria o equilíbrio fiscal.

Francisco Balestrin, presidente do SindHosp, sindicato dos hospitais e clínicas privadas, afirma que a entidade irá recorrer da decisão. O dirigente diz que lamenta a insensibilidade do governo ao insistir no aumento de impostos durante a pandemia.

A redução dos benefícios do governo João Doria (PSDB) tem sido alvo de uma série de ações na Justiça movidas por associações empresariais. Nesta quarta (20), a associação da indústria de genéricos obteve liminar impedindo o reajuste em medicamentos.

O governo afirma que o aumento de alíquotas afeta apenas o setor privado e não haverá elevação de preços para a saúde pública.

Filipe Oliveira (interino), com Mariana Grazini e Arthur Cagliari

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas