Siga a folha

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Descrição de chapéu Coronavírus

Butantan contrata empresas do mesmo sócio para prestar serviços em Serrana (SP)

Fundação diz que não é regida pela Lei de Licitações

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

São Paulo

A Fundação Butantan contratou três empresas do mesmo sócio sem realizar concorrência para prestarem serviços de alimentação, limpeza hospitalar e segurança no projeto de vacinação de Serrana, município do interior de São Paulo escolhido como palco de um estudo para observar o impacto da imunização em massa pela Coronavac.

Juntos, os contratos somam mais de R$ 1,75 milhão com as empresas Resolve Alimentação, Resolv Vigilância e Resolve Prestadora de Serviços.

Procurado pela coluna, o Butantan diz que a fundação é uma entidade sem fins lucrativos de direito privado e, portanto, não é regida pela Lei de Licitações, e sim por regulamento próprio de compras e contratações aprovado pela curadoria de fundações do Ministério Público. Diz também que a fundação supervisiona e o pagamento é realizado por medição.

A Folha revelou neste mês que o caráter privado da Fundação Butantan, entidade de apoio ao Instituto Butantan, órgão público do Governo de São Paulo, ajuda a driblar exigências legais de transparência, contratação e gestão impostas à administração pública, segundo a avaliação de três procuradores do Ministério Público de Contas (MPC) de São Paulo em diferentes pareceres de análise de contas da fundação, inclusive em gastos feitos em 2020 para o combate ao coronavírus.

com Filipe Oliveira e Mariana Grazini

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas