Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012
Brasil perde espaço no ranking de maiores empresas do varejo no mundo
Via Varejo caiu do 143º para 168º lugar
Já é assinante? Faça seu login
Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:
Oferta Exclusiva
6 meses por R$ 1,90/mês
SOMENTE ESSA SEMANA
ASSINE A FOLHACancele quando quiser
Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.
O Brasil ficou mais distante do topo da lista anual das 250 maiores varejistas do mundo elaborada pela Deloitte. Em 2020, a posição mais alta de uma empresa brasileira foi da Via Varejo, em 143º, que agora caiu para 168º.
Permanecem nesta edição a Magazine Luiza (209º), as Lojas Americanas (222º) e a Raia Drogasil (223º).
Enquanto as Lojas Americanas caíram 11 posições em 2021, a Magazine Luiza subiu 27 lugares e a Raia Drogasil, 16.
Ainda conforme a Deloitte, o desempenho da Magazine Luiza foi impulsionado pelo crescimento do ecommerce, e a escalada da Raia Drogasil se deve à expansão de lojas físicas.
A receita média das empresas no ranking da Deloitte alcança US$ 19,4 bilhões. Todas somadas chegam a US$ 4,85 trilhões. No topo, estão as americanas Walmart, Amazon e Costco.
com Mariana Grazini e Andressa Motter
Receba notícias da Folha
Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber
Ativar newsletters