Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.

Apesar da fala de Guedes sobre filho de porteiro, Brasil precisa de Fies, diz especialista

Demanda por profissionais de saúde exige ensino presencial, financiado pelo programa, diz consultoria

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A despeito dos comentários do ministro Paulo Guedes sobre a nota do filho do porteiro no vestibular nesta semana, especialistas no mercado de ensino privado avaliam que o Brasil ainda vai precisar de programas como o Fies (Fundo de Financiamento Estudantil) por muitos anos.

Há uma expectativa de que a demanda por carreiras de saúde, como médicos e fisioterapeutas, cresça nos próximos anos para tratar sequelas da Covid. Mas a oferta do ensino público é insuficiente atualmente. E é aí que entra o papel do Fies, segundo William Klein, da consultoria Hoper Educação. "A fala do ministro está na contramão das necessidades educacionais do país", diz.

Segundo Klein, o que vem segurando a inclusão no ensino superior é o EAD (ensino a distância), porém, o modelo é mais popular em cursos de negócios e pedagogia. "Há um limite para medicina no EAD. Onde se estuda medicina? Quem pode pagar é o aluno de alta renda. O Fies dá essa possibilidade para a baixa renda", afirma.

O especialista ressalva que o Fies teve o momento com critérios muito permissivos, atraindo até alunos de renda mais alta, que não necessitavam. Mas hoje a régua é muito alta, ou seja, impede o acesso de quem precisa do financiamento para estudar, segundo ele.

Há também o impacto sobre a saúde financeira das instituições de ensino superior privadas, que no passado surfaram no programa, mas hoje sofrem os efeitos da perda de alunos presenciais na pandemia, enquanto a receita da operação online é muito mais baixa. E como o Fies é um programa de financiamento da modalidade presencial, é natural que seus contratos também tenham recuado.

Segundo o presidente da consultoria Hoper, há no setor a previsão de o número de faculdades pequenas e médias fechadas ou vendidas neste ano será maior do que nos anteriores. "Um bom Fies teria um efeito saudável para a economia, para o aluno que precisa acessar a carreira e para as instituições", diz Klein.

Levantamento da Hoper aponta que o volume de novos contratos do Fies cresceu desde 2011 até superar 731 mil em 2014, quando despencou, chegando a 85 mil em 2019. E teve um novo baque, para cerca de 47 mil no ano passado, com a pandemia.

com Mariana Grazini e Andressa Motter

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.