Siga a folha

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

EUA devem responder por quase um terço da retomada do consumo de petróleo em 2021

Retomada do setor se baseia em previsões de crescimento do PIB global

Assinantes podem enviar 5 artigos por dia com acesso livre

ASSINE ou FAÇA LOGIN

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

São Paulo

Os Estados Unidos devem ficar na dianteira da recuperação do consumo de petróleo e derivados neste ano, responsáveis por quase um terço do crescimento estimado, segundo análise do IBP (Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás) com dados da EIA (agência de informações de energia dos EUA).

A retomada do setor se baseia na melhora da previsão do FMI sobre a economia mundial. No mês passado, a instituição afirmou que o PIB global deve crescer 6% em 2021, quase um ponto percentual a mais do que o previsto seis meses antes.

A agência americana estima que os EUA vão consumir neste ano, em média, 19,5 milhões de barris de petróleo por dia, o que representa aumento de 8% na comparação com 2020 e chega ao patamar pré-pandemia.

Pela projeção, a China segue relevante. O consumo de petróleo e derivados no país subiu 1,7% no primeiro trimestre em relação a igual período de 2020, e ficou em 15 milhões de barris por dia. Até o fim do ano, deve atingir 15,4 milhões.

com Mariana Grazini e Andressa Motter

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas