Siga a folha

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Descrição de chapéu STF

Setor de energia nuclear aplaude ações de Aras contra leis estaduais

PGR propôs anulação de leis de 18 estados que limitam atividade nuclear

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

São Paulo

Enquanto o país discute as outras fontes de energia na esteira da crise hídrica, o setor de energia nuclear aplaude o movimento da PGR (Procuradoria-Geral da República), que, neste mês, propôs a anulação de leis de 18 estados e do Distrito Federal que limitam as atividades nucleares no país.

De acordo com a argumentação da PGR nas ações, a Constituição determina que as leis sobre o tema, incluindo transporte, uso de materiais radioativos e localização das usinas, sejam editadas pela União, e não pelos estados.

Depois da divulgação dos pedidos, Augusto Aras recebeu uma carta da Aben (Associação Brasileira de Energia Nuclear) o parabenizando pela atitude. No documento, a entidade diz que a energia nuclear é “cada vez mais necessária ao desenvolvimento sustentável do país, sobretudo, no atual momento em que se cogita o risco de racionamento de energia”.

As ações diretas de inconstitucionalidade ajuizadas por Aras correm no STF (Supremo Tribunal Federal), que está pedindo informações às administrações locais.

Além da capital federal, Acre, Alagoas, Amapá, Bahia, Ceará, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rondônia e Roraima são alvo das ações, além do Amazonas, cujo processo já estava em andamento.

com Mariana Grazini e Andressa Motter

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas