Siga a folha

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Descrição de chapéu indústria

Demanda fraca faz indústria têxtil retomar férias coletivas de fim de ano

Setor aposta nas vendas do Natal, mas se preocupa com inflação, diz entidade

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

São Paulo

A frustração com as vendas da Black Friday aumentou a preocupação da indústria têxtil com o enfraquecimento da demanda por vestuário. Algumas empresas estão programando férias coletivas para os funcionários na reta final do ano, segundo Fernando Pimentel, presidente da Abit, associação do setor.

Embora a paralisação seja normal nessa época do ano, ele lembra que em 2020, com a forte demanda impulsionada pelo auxílio emergencial pago na pandemia, a maioria das indústrias optou por não interromper atividades no fim do ano. "Gostaríamos de repetir o ritmo do ano passado", diz Pimentel.

Fábrica da Rikwil, no Brás, em São Paulo - Zanone Fraissat - 11.set.2020/Folhapress

Segundo ele, o maior problema é a aceleração da inflação, que tem feito as famílias postergarem compras de vestuário. Agora, a indústria têxtil aposta nas vendas de Natal, porque um bom desempenho na data amplia a necessidade de repor peças no primeiro trimestre de 2022, normalmente um período fraco no varejo.

​Nos serviços, a recuperação da atividade continua forte, segundo dados divulgados pela consultoria IHS Markit na sexta (3), baseados em entrevistas com executivos das empresas. Em novembro, o índice PMI de negócios do setor registrou crescimento pelo sexto mês consecutivo.

As empresas de serviços relataram à IHS grande preocupação com a inflação. O índice da consultoria apontou em novembro o maior aumento de custos do setor desde o início da coleta de dados para o índice, em 2007. Bebidas, alimentos, combustíveis, transporte e serviços públicos foram citados.

com Ricardo Balthazar (interino), Andressa Motter e Ana Paula Branco

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas