Siga a folha

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Descrição de chapéu inflação

Varejo de material de construção prevê queda das vendas em 2022

Após aumento de 9,5% neste ano, projeção é queda de 1,5% no próximo

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

São Paulo

As vendas de material de construção no varejo devem fechar o ano com crescimento de 9,5% em relação a 2020, mas deverá haver forte desaceleração no próximo ano, segundo a Anamaco, associação do setor.

Após três meses de queda, um número maior de varejistas tem registrado aumento nas vendas, diz a entidade. Em novembro, 33% dos associados se disseram otimistas, em especial no Norte e no Nordeste.

Mas a expectativa que predomina entre os comerciantes é a de estabilidade nas vendas, indicada por quase 40% dos empresários. Outros 28% afirmaram que suas vendas continuaram caindo em novembro.

A associação prevê que as vendas cairão 1,5% no próximo ano, mas ainda aposta na procura de materiais para acabamento de imóveis novos entregues nos últimos meses para obter algum resultado positivo.

​Katia Ratnieks, consultora da Anamaco, diz que algum otimismo é comum no fim do ano, porque muitas famílias aproveitam a época para fazer consertos em casa, mas as vendas devem esfriar novamente depois.

Com Ricardo Balthazar (interino), Andressa Motter e Ana Paula Branco.

Erramos: o texto foi alterado

A Anamaco prevê queda das vendas do setor em 2022, e não crescimento de 8,5% como versão anterior desta nota afirmou. O texto foi corrigido.

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas