Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.
Descrição de chapéu juros

Inflação freia crescimento das vendas em bares e restaurantes, diz estudo

Gastos nos estabelecimentos têm sido maiores à noite e nos finais de semana

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Bares e restaurantes registraram aumento de 13% no valor médio gasto por seus clientes em outubro, em comparação com igual mês do ano passado, segundo uma pesquisa do Instituto Foodservice Brasil, que representa grandes empresas do setor. O valor médio saltou de R$ 31,50 para R$ 35,60.

A alta dos preços teve impacto nas vendas dos estabelecimentos. O relaxamento das restrições para reabertura do setor levou a aumentos expressivos no primeiro semestre, mas o ritmo de crescimento das vendas caiu nos meses seguintes e se estabilizou, por causa da inflação.

No comparativo com 2020, as vendas do setor alcançaram o pico em maio, quando registraram aumento real de 66%, descontada a variação da inflação. Em outubro, o crescimento das vendas foi de 13%.

Segundo Ingrid Devisate, diretora executiva do IFB, os consumidores gastam mais à noite e aos finais de semana e quando vão aos estabelecimentos em vez de pedir que a comida seja entregue em casa.

Com Ricardo Balthazar (interino), Andressa Motter e Ana Paula Branco.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.