Siga a folha

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Ômicron deve atrapalhar confiança do empresário nos próximos meses, diz FecomercioSP

Expectativas para janeiro teve números positivos, mas entidade vê incertezas no horizonte

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

São Paulo

Os empresários do comércio da capital paulista abriram 2022 com otimismo para expandir seus negócios e contratar funcionários, mas o avanço da ômicron pode atrapalhar as expectativas nos próximos meses, avalia a FecomercioSP.

Os números de janeiro ainda foram positivos, porém, o horizonte traz incertezas diante da desaceleração do consumo e da baixa perspectiva de crescimento da atividade econômica neste ano.

O índice de confiança dos empresários do comércio para janeiro —que considera a percepção em relação ao segmento, à sua empresa e à economia do país— registrou a oitava alta consecutiva, com avanço de quase 22% na comparação com o mesmo período do ano passado, segundo levantamento da entidade. Em relação a dezembro, o crescimento foi de 2,1%.

O otimismo para expandir os negócios também subiu 2,3% na comparação mensal, mesmo percentual de avanço do indicador que mede as expectativas para a contratação de trabalhadores.

Segundo a FecomercioSP, os estoques das lojas apresentam sinais de normalização, mesmo diante dos efeitos da falta de insumos no varejo. Na comparação com janeiro de 2021, o índice cresceu 17%.

com Andressa Motter e Ana Paula Branco

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas