Siga a folha

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Número de pessoas com plano de saúde tem o maior crescimento anual desde 2013

Com 1,5 milhão de novas adesões no ano passado, total chega perto de 49 milhões, diz ANS

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

São Paulo

As operadoras de planos de saúde registraram 1,5 milhão de novos beneficiários entre janeiro e dezembro de 2021, segundo o novo balanço da ANS (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). Foi o maior crescimento para o período de um ano desde 2013.

Com quase 49 milhões de beneficiários, os planos agora avançam em direção ao recorde de 50,5 milhões, registrado em 2014.

Desde então, o número de pessoas com a cobertura vinha caindo. A curva voltou a apresentar crescimento em 2020, quando a Covid chegou ao país.

Segundo os dados da agência reguladora, o total de beneficiários cresceu de forma contínua durante todos os meses do ano. São Paulo, Minas Gerais e Paraná tiveram o maior ganho em números absolutos.

O ano passado é lembrado pela ANS como o primeiro com reajuste negativo nas mensalidades dos planos de saúde individuais ou familiares, de -8,19% para o período de maio de 2021 a abril de 2022. O marco histórico foi reflexo da redução no uso geral de serviços da saúde suplementar em 2020 por causa da pandemia. ​

Joana Cunha com Andressa Motter e Ana Paula Branco

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas