Siga a folha

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Descrição de chapéu inflação

Restaurantes registram Dia das Mães com crescimento acima de 2019

Abalado pela pandemia, setor relata faturamento 30% superior na data

Assinantes podem enviar 5 artigos por dia com acesso livre

ASSINE ou FAÇA LOGIN

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

Rio de Janeiro

Depois de dois anos afetados pela pandemia, os restaurantes relataram alta superior a 30% no faturamento no Dia das Mães deste ano em relação à data em 2021, segundo Paulo Solmucci, presidente da Abrasel, associação do setor.

Na comparação com o Dia das Mães de 2019, no pré-pandemia, Solmucci fala em estimativas de 10% a 15% de alta neste final de semana.

"É o primeiro momento que a gente tem para juntar as famílias. Ainda que, em 2021, já tivesse tido algum avanço, havia uma preocupação com as pessoas mais velhas. [Hoje] está sendo fantástico. Tudo está lotado", afirma.

Restaurante em Santa Felicidade, polo gastronômico de Curitiba - Divulgação

Segundo ele, houve um esforço dos estabelecimentos em segurar o repasse do aumento nos custos, o que pode ter contribuído para o desempenho positivo.

Sylvio Lazzarini, diretor dos restaurantes Varanda Grill e membro da Fhoresp (Federação de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares do Estado de São Paulo), também vê como positiva a movimentação neste fim de semana, que recuperou o patamar de 2019, segundo ele.

"A gente sente que o nível de confiança do consumidor é maior. E também tem aquela coisa do ‘eu preciso me reunir com a família, preciso comemorar e viver’", diz.

Na região Sul, o resultado também foi positivo. Balneário Camboriú e outras cidades turísticas tiveram restaurantes cheios, graças à liberação das restrições e ao tempo firme, diz Fabio Aguayo, presidente da Abrabar, associação de bares e casas noturnas.

Segundo ele, donos de estabelecimentos de Santa Felicidade, polo gastronômico de Curitiba, relataram que este foi o melhor Dia das Mães dos últimos cinco anos.

Joana Cunha com Andressa Motter e Paulo Ricardo Martins

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas