Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.
Descrição de chapéu casamento inflação

Dia das Mães acirra queda de braço por preço entre floristas e produtores

Demanda para a data mais importante do setor coincide com retomada de festas e casamentos

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A disparada no preço das flores às vésperas do Dia das Mães provocou uma queda de braço entre floriculturas e produtores. O receio de que a melhor data de vendas no ano seja um fracasso virou um grande debate no setor nesta quinta-feira (5).

Quem cultiva e leiloa em Holambra (SP) afirma que se trata apenas de equilíbrio entre oferta e demanda, mas os varejistas defendem que é preciso negociar porque o desequilíbrio atual no mercado tem raízes na pandemia.

Imagem mostra mulher negra, de cabelo crespo, camisa de manga comprida cinza e amarela e máscara azul, recebendo rosas da mão de uma florista. Perto delas, há alguns arranjos de flores rosas. Atrás, há uma outra mulher, cujo rosto está tampado pelos braços da moça que recebe as flores. Todas elas estão num ambiente aberto, com árvores.
Profissionais da saúde do Hospital das Clínicas, que lutam contra a Covid 19, recebem flores em agradecimento por seu trabalho, em 2020 - Folhapress

Renato Opitz, diretor do Ibraflor, que representa os produtores, diz que até a semana passada, a escassez de flores não era um assunto de grande preocupação no setor, mas maio trouxe uma retomada mais forte das festas e casamentos, elevando a tensão na demanda.

"Muitos floristas e decoradores se programaram e compraram antecipado. Mas teve alguns que deixaram para última hora", afirma.

A florista Raquel Franzini, que administra um perfil de rede social que divulgou manifestações dos dois lados do debate, diz que o aumento utrapassa 400% em algumas variedades.

"Se torna impraticável um florista conseguir margem de lucro com um valor de flor assim, e um decorador prometer algo para o cliente em uma festa que vai acontecer muito tempo depois", afirma Franzini.

Joana Cunha com Andressa Motter e Paulo Ricardo Martins

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.