Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012
Varejistas aumentam frota de tuk-tuk e bicicleta para pequenas entregas
Via inaugura projeto-piloto em São Paulo
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Grandes varejistas intensificam os investimentos na eletrificação das suas frotas para entregas menores.
A Via, dona de Casas Bahia, Ponto e Extra.com.br, vai incrementar com tuk-tuks elétricos sua rede de veículos para a entrega de mercadorias leves na chamada última milha.
O projeto-piloto, inicialmente implantado com seis veículos na zona Sul e no centro de São Paulo (SP), faz parte do plano de implementar a iniciativa gradativamente e deve ser expandido para todo o país.
A Americanas, que iniciou a eletrificação em 2021, possui atualmente uma frota ecoeficiente com 343 veículos, sendo 180 utilitários, 61 tuk-tuks e 86 bicicletas, todos elétricos.
Além dos modais elétricos, a companhia incorporou à frota 16 caminhões movidos a biometano e gás natural, além de bicicletas convencionais.
O Magazine Luiza, que no ano passado adotou os VUCs, veículos urbanos de carga elétricos, nas suas operações, começou a testar também entregas com tuk-tuks e bicicletas elétricas.
De acordo com Ana Luiza Herzog, gerente corporativa de reputação e sustentabilidade do Magalu, ainda não há previsão de quando o projeto estará nas ruas.
Com quase a totalidade da frota terceirizada, a empresa quer estimular os seus transportadores na migração para os elétricos.
Joana Cunha com Paulo Ricardo Martins e Gilmara Santos
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