Siga a folha

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Enfermeiros vão pressionar Congresso para aprovar custeio do piso da enfermagem

STF suspendeu o novo salário da categoria nesta quinta (15)

Assinantes podem enviar 5 artigos por dia com acesso livre

ASSINE ou FAÇA LOGIN

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

Rio de Janeiro

Profissionais da enfermagem mobilizados para defender o piso nacional da categoria afirmam que, além das manifestações e paralisações que têm feito para se posicionar, a ideia é elevar a pressão sobre os congressistas nos próximos dias.

"Agora, vamos contar com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, e da Câmara, Arthur Lira, para que eles possam aprovar o quanto antes as fontes de financiamento dentro desses 60 dias e garantir o piso salarial digno. Vamos concentrar esforços no Congresso para que eles possam verdadeiramente assumir o compromisso que fizeram com a enfermagem", diz Líbia Bellusci, coordenadora do Fórum Nacional da Enfermagem e diretora do SindEnfRJ (Sindicato dos Enfermeiros do Rio de Janeiro).

Grupo de enfermeiros protesta em defesa do piso salarial da enfermagem durante comemoração do Bicentenário da Independência do Brasil - Tércio Teixeira - 07.set.2022/ Folhapress

De acordo com Solange Caetano, secretária de formação da FNE (Federação Nacional dos Enfermeiros), amanhã a entidade deve se reunir com a CNTS (Confederação Nacional dos Trabalhadores na Saúde) e o Dieese para discutir questões de empregabilidade e impacto orçamentário e preparar a defesa dos enfermeiros na ADI (Ação Direta de Inconstitucionalidade) que pediu a suspensão do piso da categoria.

Segundo ela, o Seesp (sindicato dos enfermeiros de São Paulo), entidade da qual também é secretária-geral, aprovou, nesta quinta (15), uma manifestação na avenida Paulista para o dia 21.

Nesta quinta, o STF formou maioria para suspender o piso da enfermagem, conforme determinado na liminar do ministro Luis Roberto Barroso no início do mês.

Joana Cunha com Paulo Ricardo Martins e Diego Felix

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas