Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012
Lojistas atrasam divulgação de resultados de Natal
Números de vendas devem ser apresentados apenas em janeiro
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A divulgação do desempenho das vendas de Natal, que os lojistas costumam apresentar logo depois da festa, vai ser feita com atraso neste ano.
Nem a Alshop, associação dos lojistas de shoppings, nem a Ablos (que representa as redes menores) divulgaram seus dados por enquanto. A previsão é que os números saiam em janeiro.
A decisão de postergar acontece depois de uma cofusão que envolveu as duas entidades em 2019, quando a Ablos contestou os dados de crescimento robusto apresentados pela Alshop, dizendo que as vendas tinham sido um fracasso.
A Ablos acusava a Alshop, na época, de divulgar contas sem comprovação técnica, com o risco de provocar especulação no mercado.
Nos anos seguintes, veio a pandemia, e a Alshop deixou de fazer seu tradicional evento de divulgação imediatamente após a data.
Segundo Luis Augusto Ildefonso, diretor institucional da entidade, a postergação na entrega dos resultados neste ano foi um pedido dos associados para evitar imprecisão nos números.
"Quando a gente fazia logo no dia seguinte, tinha uma série de inferências, de que não eram dados reais totais. E, às vezes, dá uma distorção", afirma Ildefonso.
Os dados da Alshop devem ser divulgados para a imprensa na próxima segunda-feira (2). Na Ablos, o levantamento com os associados será realizado apenas no início de janeiro.
Joana Cunha com Paulo Ricardo Martins e Diego Felix
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