Siga a folha

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Descrição de chapéu ifood

99Food encerra serviço de delivery com entregadores do app

Operação será fechada no fim de fevereiro

Assinantes podem enviar 5 artigos por dia com acesso livre

ASSINE ou FAÇA LOGIN

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

São Paulo

A 99Food decidiu encerrar sua operação de delivery com entregadores parceiros do app no Brasil. O fechamento vai acontecer no dia 28 de fevereiro.

A empresa já começou a comunicar os restaurantes e entregadores de todos os estabelecimentos cadastrados no aplicativo para todas as cidades em que ela opera.

"No dia 28/02, a 99Food irá encerrar a operação de intermediação de entregas com entregadores parceiros (modelo Fullservice), e portanto, a entrega será de responsabilidade do próprio estabelecimento", diz em comunicado.

Segundo a empresa, começou em janeiro de 2022 a transição da 99Food para uma operação focada em marketplace, sem oferecer o serviço de entrega.

O mercado de delivery tem atravessado uma série de turbulências como as brigas concorrenciais levadas ao Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) e a desistência de concorrentes do mercado, como a Uber, que há um ano anunciou o fim de seus serviços de entrega de refeições de restaurantes pelo Uber Eats no Brasil. A marca era a segunda colocada no mercado, atrás do iFood e na frente da Rappi.

Entregadores do aplicativo 99Food - Divulgação/99Food

Nos próximos meses, também vai crescer a discussão sobre regulação dos trabalhadores por aplicativos, uma promessa do governo Lula que, se for adiante, deve ser um outro assunto com potencial de mexer no mercado.

Na avaliação de Paulo Solmucci, presidente da Abrasel (associação que reúne bares e restaurantes), o anúncio da 99Food é mais uma importante perda para a concorrência no delivery de alimentação.

"Urge que o Cade decida logo sobre os processos envolvendo o iFood, sob pena de não sobrar ninguém, lembrando que já saíram Delivery Center, Uber Eats e outros menores, sempre alegando impossibilidade de manter o negócio com a dominância do iFood. Tanto Uber Eats quanto a 99 denunciaram as práticas anticompetitivas ao Cade", diz Solmucci.

Joana Cunha com Paulo Ricardo Martins e Diego Felix

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas