Siga a folha

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Atividade na indústria de construção registra queda pelo quinto mês

Taxa de juros e carga tributária são apontados como os maiores problemas do setor

Assinantes podem enviar 5 artigos por dia com acesso livre

ASSINE ou FAÇA LOGIN

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

São Paulo

O índice de atividade na construção medido pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) registrou em março o quinto mês consecutivo de queda, chegando a 49,5 numa escala que vai até 100. Apesar de seguir abaixo dos 50 pontos, o indicador apresentou recuperação em relação a fevereiro, sinalizando que o recuo do setor foi menos intenso.

Essa baixa reflete o pessimismo do empresariado com os rumos da economia. O índice de confiança, outro termômetro da CNI, alcançou o menor patamar em dez meses.

Imagem aérea da zona norte de São Paulo - Danilo Verpa - 24.mar.2022/Folhapress

O relatório mostra que a taxa de juros, considerada elevada, a carga tributária e a dificuldade na aquisição de matéria-prima estão contribuindo com o pessimismo na construção.

De acordo com a confederação, os indicadores que avaliam a percepção dos empresários sobre a economia e as condições das empresas são os menores desde abril de 2021.

Isso se deve à forte onda de saques às cadernetas de poupança, cujos recursos financiam parte relevante das vendas de imóveis residenciais do país. Também pesou o descasamento entre os valores dos imóveis compatíveis com financiamento pelo FGTS (fundo de garantia) em meio ao avanço da Selic para 13,75% ao ano.

com Diego Felix

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas