Siga a folha

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Empresas em dia com ICMS ficam livres de burocracia em SP

Tarcísio de Freitas cria programa para reduzir entrega de declarações de bons contribuintes; 20% das companhias já foram beneficiadas

Assinantes podem enviar 5 artigos por dia com acesso livre

ASSINE ou FAÇA LOGIN

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

São Paulo

Em menos de um mês, 16% das empresas de São Paulo deixaram de apresentar a guia de informação de apuração do ICMS, a chamada GIA.

O benefício concedido na semana passada pela Secretaria de Fazenda (Sefaz) é parte de um programa que premia as companhias cujas declarações são entregues sem erros ou pendências.

Empresas com o ICMS em dia estarão livres de etapa burocrática - Gabriel Cabral/Folhapress

A ideia do governo é estimular que as 350 mil empresas no estado passem a cumprir suas obrigações para deixar de enviar a guia até o fim do ano.

Pela nova regra em vigor desde o início deste mês, as companhias que receberam o prêmio deverão apresentar apenas a escrituração fiscal digital, arquivo contendo livros fiscais e registros de apuração de ICMS nas operações.

A medida é um movimento do governo para melhorar a relação entre os contribuintes e o estado, plataforma similar à do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, que, por determinação do presidente Lula, tem a missão de transformar a Receita Federal em um órgão mais educativo e menos punitivo no trato com os contribuintes, especialmente as empresas.

Com Diego Felix

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas