Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.

Tarcísio prepara plano de renegociação de dívidas

Medida visa à recuperação de créditos inscritos na Dívida Ativa para serem usados em investimentos

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Brasília

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, prepara um programa de renegociação para contribuintes inscritos na Dívida Ativa.

A ideia é que os devedores paulistas tenham a chance de repactuar seus débitos com descontos de até 70%. Tarcísio quer destinar o dinheiro obtido nessa operação para investimentos em um esforço para turbinar sua gestão, mirando uma possível candidatura na disputa presidencial de 2026.

O governador Tarcísio de Freitas participa do leilão do trecho Norte do Rodoanel Mario Covas na B3 - 14.mar.2023-Rubens Cavallari/Folhapress

O plano é seguir os parâmetros da Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGFN), que reforçou nos últimos dois anos, a capacidade de recuperação de créditos da Dívida Ativa da União antes dados como perdidos ao conceder descontos generosos como forma de atrair os devedores à mesa de negociação.

No total, o governador de São Paulo quer recuperar a maior parte possível da dívida inscrita de R$ 380 bilhões. A ordem é dar início até o final de julho, antes que Luiz Inácio Lula da Silva anuncie o início do Desenrola —programa nacional de renegociação de dívidas para retirar os brasileiros da inadimplência.

Segundo pessoas que participam da elaboração do programa, a proposta está nas prioridades de Tarcísio e segue alinhada com a perspectiva de modernização da administração tributária.

com Diego Felix

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.