Siga a folha

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Pará quer 'selo verde' para mineração

Governador Helder Barbalho quer legislação criando certificação para o setor; ideia é que produção financie preservação florestal

Assinantes podem enviar 7 artigos por dia com acesso livre

ASSINE ou FAÇA LOGIN

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

Brasília

O governador do Pará, Helder Barbalho (MDB), defendeu uma legislação que crie uma espécie de selo verde para a mineração do país.

Sua ideia é promover a rastreabilidade da produção mineral, uma das atividades que mais geram receita para o Pará. Com essa certificação de origem controlada, seria possível que o setor financiasse a economia de baixo carbono, ajudando a preservar as reservas florestais.

O presidente Lula junto do governador do Pará, Helder Barbalho (esq.), e do ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira durante anúncio de que Belém (PA) foi escolhida sede da COP30 - 26.mai.2023-Ricardo Stuckert/Divulgação

A proposta foi apresentada durante a abertura da Exposibram 2023, maior evento de mineração do país, nesta segunda (28). Barbalho não deixou claro se algum parlamentar do estado no Congresso vai protocolar um projeto de lei.

"A agenda da mineração precisa ir além da exploração. É preciso avançar com a rastreabilidade do minério", disse o governador.

Para ele, a rastreabilidade deve ser implementada por meio de uma lei para combater atividades ilegais do setor.

"É fundamental que possamos rastrear toda e qualquer atividade minerária no Brasil, para que nós possamos ter absoluta certeza de que o produto explorado é oriundo de áreas que estejam legalmente exploradas, com licença ambiental."

O governador vem se colocando em defesa de uma pauta ambiental na esteira da COP30, evento que será sediado em Belém.

Com Diego Felix

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas