Siga a folha

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Fenasaúde busca consenso no mercado para evitar fraudes com planos

Dirigente da entidade de saúde suplementar tenta evitar perdas bilionárias decorrentes de pedidos de reembolsos indevidos

Assinantes podem enviar 5 artigos por dia com acesso livre

ASSINE ou FAÇA LOGIN

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

Brasília

A diretora-executiva da FenaSaúde (Federação Nacional de Saúde Suplementar), Vera Valente, tenta costurar com os diversos atores uma forma de superar a crise dos planos de saúde e tem participado de debates com representantes de todos os segmentos da saúde privada.

Vera Valente, diretora-executiva da Fenasaúde (Federação Nacional de Saúde Suplementar) - 13.out.2022-Divulgação

As empresas decretaram uma guerra contra fraudes, que incluem práticas como a emissão de pedidos de procedimentos ou notas de serviços não prestados para gerar reembolsos dos planos. Estimativas apontam que os prejuízos já somam R$ 7 bilhões em dois anos.

Valente afirma que não responsabiliza médicos ou outros profissionais de saúde pelas fraudes que castigam as operadoras e busca neles uma forma de fortalecer o setor.

"Vemos nos médicos aliados importantes para diminuirmos as fraudes e garantirmos a sobrevivência da saúde suplementar, da qual a categoria depende", disse.

Com Diego Felix

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas