Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.

SulAmérica descobre fraude milionária de fisioterapeuta

Operadora de saúde desconfiou de solicitações de reembolso de profissional e obteve liminar na Justiça

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A SulAmérica obteve liminar judicial para impedir que uma fisioterapeuta forneça documentação fraudulenta aos seus pacientes para a abertura de solicitações indevidas de reembolso na Bahia.

De acordo com as investigações da empresa, os supostos procedimentos feitos a diversos beneficiários somaram mais de R$ 2 milhões.

Fisioterapeuta faz exercícios de recuperação com paciente em hospital de São Paulo - Zanone Fraissat/Folhapress

De acordo com o processo, a profissional fraudava pedidos médicos, liberando beneficiários a procedimentos de saúde.

Seis médicos envolvidos foram procurados pela companhia e não reconheceram os relatórios que foram apresentados em seus nomes para justificar a realização dos atendimentos. Cientes do caso, eles registraram boletins de ocorrência.

O caso chamou atenção da SulAmérica porque o volume de atendimentos era impraticável. Em um único dia a fisioterapeuta teria realizado 97 atendimentos.

Entre dezembro de 2019 e abril de 2023, foram apresentadas 894 solicitações de reembolso.

Até o momento, o esquema já rendeu um prejuízo de R$ 300 mil à SulAmérica —a companhia não conseguiu retorno dos demais médicos apontados nos relatórios.

O Tribunal de Justiça da Bahia aceitou o pedido liminar da SulAmérica e impediu a profissional de realizar atendimentos aos beneficiários da seguradora. A operadora também foi autorizada a deixar de pagar as solicitações de reembolso.

Além desse caso, a SulAmérica também identificou outros dois fisioterapeutas na Bahia com a mesma prática e entrará com uma ação judicial contra os profissionais nos próximos dias.

A companhia não quis comentar o caso.

Com Diego Felix

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.