Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012
Compras de Natal por celular abrem brechas para acesso desnecessário a dados pessoais
Sites e aplicativos de compras lideram pedido de permissões que expõem dados sensíveis dos consumidores
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A desatenção dos consumidores durante o período de compras neste fim de ano com o Natal pode abrir brechas para o acesso desnecessário a dados pessoais. Pesquisa da empresa de cibersegurança NordVPN mostra que mais de 25% das permissões para acessar funções de celulares solicitadas pelos aplicativos na hora das compras não estão relacionadas ao seu desempenho principal.
O levantamento descobriu que um aplicativo de compras solicita, em média, mais de 18 permissões de dispositivo, incluindo acesso à localização, galeria de fotos e vídeos, ou dados biométricos, por exemplo.
"Os dados coletados podem ser usados contra os interesses do usuário e levar a problemas de privacidade muito mais sérios do que anúncios direcionados", diz Adrianus Warmenhoven, consultor de segurança da NordVPN.
"Os consumidores devem sempre considerar se o aplicativo precisa de determinados dados para realizar seu trabalho antes de tocar em 'aceitar', mesmo que ele seja desenvolvido por uma plataforma de compras on-line bem conhecida e confiável", afirma o especialista.
Os apps de compras são os líderes na solicitação de permissões especiais, perigosas e biométricas, que lidam com informações confidenciais ou processos críticos de segurança do celular. Esses aplicativos solicitam em média 10 permissões especiais.
Apenas softwares de estilo de vida (14), mensagens e redes sociais (13) e namoro e navegação (11) solicitam mais permissões desse tipo.
Com Diego Felix
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