Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.
Descrição de chapéu internet Facebook Meta

Gigantes globais racham em projeto que cria cobrança por streaming

Google, Facebook e TikTok querem isenção porque não se consideram produtores de vídeo

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Brasília

Um racha entre gigantes globais travou o projeto de lei que pretende cobrar uma taxa sobre o streaming. Emenda apresentada por Google, Facebook, Instagram e TikTok e acatada pelo senador Izalci Lucas (PSDB-DF) isenta esse grupo da chamada Condecine por considerá-los plataformas de compartilhamento.

A votação foi suspensa à espera de uma posição da Ancine (Agência Nacional de Cinema) e gerou discórdia com outra ala, de que fazem parte Netflix, Disney, Amazon, entre outros.

Imagem mostra logo da Netflix em letreiro em um prédio.
Logo da Netflix em um dos prédios da empresa em Los Angeles - Mike Blake - 23.ago.23/Reuters

Netflix e outros que produzem conteúdo no Brasil não questionam a cobrança da Condecine, mas querem reduzir o valor.

Google, Facebook, Instagram e TikTok querem ficar livres dessa cobrança, porque se consideram plataformas de compartilhamento de conteúdo, conceito criado pela emenda do deputado.

Golpe na TV paga

Enquanto isso, em outra frente, as teles sofreram um duro golpe. Netflix, Amazon, Disney, entre outros, conseguiram convencer os parlamentares a incluir uma cobrança adicional sobre cada conteúdo (filme ou série, por exemplo) dos pacotes de TV caso sejam assistidos mais de uma vez após um ano.

Hoje, as teles –Claro, Vivo, Tim e qualquer outra que vende assinatura de TV– negociam com esses produtores a inclusão de conteúdos no seu pacote. Para o setor, isso prejudica o serviço.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.