Siga a folha

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Desoneração deve encarecer comida fora de casa, dizem restaurantes

Associação do setor diz que efeito será resultado de troca de benefícios tributários do Perse para redução na folha de pagamento de outros setores

Assinantes podem enviar 5 artigos por dia com acesso livre

ASSINE ou FAÇA LOGIN

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

Brasília

Comer fora de casa poderá ficar mais caro se o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, mantiver o cancelamento do Perse, programa de retomada dos setores de bares, restaurantes e eventos, para subsidiar a desoneração da folha.

A ANR (Associação Nacional de Restaurantes) afirma que, graças ao Perse, a arrecadação do setor é muito maior que os R$ 6 bilhões que Haddad retirou em isenções do programa.

Preparação de pratos no restaurante Momofuku Ko - Divulgação

"O Perse concedeu, em lei, benefícios tributários ao nosso setor até 2027. Mas, com a medida provisória da desoneração parcial da folha, o programa foi cancelado", disse Fernando Blower, diretor-executivo da entidade.

Além do refinanciamento de dívidas com descontos, o Perse concedeu isenção de PIS, Cofins, CSLL e Imposto de Renda até 2027.

Para Blower, isso permitiu que o setor, endividado pela pandemia, mantivesse um fluxo de amortização dessa dívida e evitasse o repasse para os preços da alta da inflação dos alimentos.

"Se esse programa acabar, o risco é que os estabelecimentos deixem de pagar suas dívidas e os preços aumentem", disse.

Segundo a ANR, um terço dos gastos de brasileiros com alimentação ocorre "fora de casa". Nesse cálculo, a entidade inclui desde o consumo em restaurante até as entregas em domicílio.

Com Diego Felix

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas