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Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Para envelhecer sem aparentar, homens gastam o que for preciso, diz pesquisa

Levantamento mostra que consumidores que investem em beleza saltou de 15%, em 2018, para 36%, em 2023

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Brasília

Um em cada três homens afirma que desembolsa o que for preciso para ficar mais bonito. É o que revela a segunda edição da pesquisa Cosmentology, realizada pelo Instituto Croma de Pesquisa e Ciências de Dados.

Em 2018, quando o levantamento foi realizado pela primeira vez, somente 15% disseram ter essa disposição.

O mercado de cuidados masculinos está em ascensão no Brasil - Zé Carlos Barretta - 03.ago.2011/Folhapress

A motivação é variada e múltipla. Metade deles afirmou que gastaria para envelhecer sem aparentar e também porque as mulheres estão mais exigentes em relação à boa forma.

Para Edmar Bulla, fundador do Grupo Croma e idealizador do estudo, essa mudança de mentalidade dos homens demonstra um avanço significativo na quebra de estereótipos de gênero e na promoção da autoestima.

"As percepções e práticas em relação à beleza estão mudando e a importância do autocuidado e da aceitação de diferentes padrões de masculinidade", afirma Bulla.

Ainda segundo a pesquisa, as marcas mais lembradas pelos homens são, respectivamente, O Boticário, Natura e Avon.

Com Diego Felix

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