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Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Descrição de chapéu aeroportos

Latam aproveita gap aéreo e aumenta voos em São Paulo

Companhia aérea vai incrementar oferta em 5%; crise da Gol amplia espaço no mercado

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São Paulo

A Latam anuncia, na próxima semana, que vai aumentar em 5% o número de voos em São Paulo no segundo trimestre, saindo de 1.712 voos semanais para 1.801 voos nos terminais de Congonhas e Guarulhos.

A partir de abril, os 89 voos semanais extras terão 19 destinos, incluindo a nova rota Congonhas-Caxias do Sul (RS), que contará com cinco voos semanais.

Aviões da Gol, Latam e Azul parados no aeroporto de Congonhas - Bruno Santos - 17.ago.23/ Folhapress

Os destinos com mais incrementos por semana em Guarulhos serão para Fortaleza (de 35 para 42 voos), Vitória (de 28 para 37 voos), Belo Horizonte/Confins (de 35 para 42 voos).

Em Congonhas, haverá mais saídas na ponte aérea para o Rio de Janeiro (RJ), de 127 voos para 141 por semana, para Brasília (DF), de 80 para 87 voos, e Porto Seguro (BA), de 7 para 14 voos.

O movimento da Latam coincide com a crise da Gol, que, em recuperação judicial, mantém dezenas de aviões em solo sem manutenção, o que reduz o número de voos e pressiona ainda mais os preços médios das passagens.

Como mostrou o Painel S.A. em janeiro, antes de anunciar sua recuperação judicial, a Gol havia reduzido em 8,4% o número de voos para o primeiro trimestre deste ano em comparação com o mesmo período de 2023.

As concorrentes Latam e Azul registram, respectivamente, 1,1 e 7,1% de voos extras para o mesmo período.

"Estamos recebendo novas aeronaves de fábrica e investindo de forma sustentável porque temos o objetivo de ampliar de 7% a 9% a nossa operação doméstica no País este ano com relação a 2023", diz Aline Mafra, diretora de vendas e marketing da Latam.

A companhia chegou a se candidatar para ficar com algumas das aeronaves da Gol, como forma de equacionar o problema financeiro da concorrente, mas a operação não evoluiu.

Com Diego Felix

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