Siga a folha

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Descrição de chapéu varejo

Ar-condicionado turbina vendas de eletrodomésticos

Crescimento do setor no primeiro semestre se deve a aquecimento climático e econômico

Assinantes podem enviar 7 artigos por dia com acesso livre

ASSINE ou FAÇA LOGIN

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

São Paulo

Com o aquecimento do clima e da economia, as vendas de ar-condicionado impulsionaram o desempenho dos eletroeletrônicos, que, após anos de resultados fracos, registraram um crescimento de 34% no primeiro semestre deste ano com um faturamento de R$ 51,5 bilhões.

Este é melhor balanço dos últimos cinco anos, segundo a Eletros (Associação Nacional de Fabricantes de Produtos Eletroeletrônicos). Os dados mostram uma alta de 88% na comercialização de ar-condicionado em relação ao primeiro semestre de 2023.

Movimentação de lojistas e clientes em varejista de São Paulo - Folhapress

Também tiveram destaque a linha portátil, como cafeteiras e airfryers e equipamentos da linha marrom, como televisores, impulsionadas por eventos esportivos como a Copa América e as Olimpíadas.

Entre os equipamentos da linha branca, cujas vendas eram consideradas insatisfatórias pela Eletros, houve aumento de 16%, resultado que conseguiu reverter um cenário entre quedas e estagnação.

Segundo a associação, a melhora nos indicadores macroeconômicos, como o aumento da empregabilidade, crescimento da renda e a redução dos juros ajudaram o setor.

Mesmo assim, a associação defende que o governo acelere políticas de estímulo ao consumo como forma de ajudar o setor a manter as vendas, bem como promova um ajuste fiscal que controle inflação e câmbio.

Com Diego Felix

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas