Siga a folha

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Descrição de chapéu pirataria

Futebol é o que motiva maior pirataria na TV, diz Anatel

Agência realiza bloqueios de conexões piratas; Globo reclama que Ancine demora em barrar uso indevido de obras nacionais

Assinantes podem enviar 7 artigos por dia com acesso livre

ASSINE ou FAÇA LOGIN

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

Brasília

Os eventos esportivos, especialmente de futebol, são o maior incentivo à pirataria na TV —aberta e fechada— segundo dados da Anatel. Mais de 6 milhões de acessos irregulares são realizados por meio do gatonet ou de decodificadores e isso gera prejuízo anual médio de R$ 12,5 bilhões, somente na TV paga.

O problema também afeta as emissoras de TV aberta, que têm canais fechados de streaming. O presidente da TV Globo, Paulo Marinho, cobrou ação efetiva da Ancine (Agência Nacional do Cinema) diante da lei aprovada no início deste ano que obriga a agência a bloquear sites piratas.

TVs à venda em loja de varejista na Marginal Tietê, em São Paulo - Folhapress

No entanto, até o momento, isso não avançou como ação complementar à da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) que hoje possui tecnologia para derrubar as conexões das caixinhas de TV pirata e de decodificadores de sinais de streaming.

Executivos da Claro também fizeram a mesma cobrança durante o PayTV Fórum.

De acordo com as ações de bloqueio já realizadas pela Anatel, a maior audiência pirata ocorre em eventos esportivos (futebol).

O conselheiro da agência Arthur Coimbra afirmou, no evento, que já realizou 50 plantões de bloqueios das TV boxes piratas durante as partidas.

Com Diego Felix

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas