Siga a folha

Marcos Nogueira é jornalista profissional e cozinheiro amador. Escreve também no blog Cozinha Bruta.

Descrição de chapéu África

Aprenda a fazer fufu, massa de mandioca típica dos Camarões

Receita é fermentada em casa e vai bem com franguinho à camaronesa e outros grelhados e ensopados

Assinantes podem enviar 5 artigos por dia com acesso livre

ASSINE ou FAÇA LOGIN

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

A seleção de Camarões faz bonito em campo desde sua estreia na Copa, em 1982, quando arrancou um empate de 1 a 1 com a Itália na primeira fase —lembrando que os italianos depois eliminaram o Brasil de Telê e acabaram campeões.

O país da África ocidental tem esse nome porque os navegadores portugueses encontraram abundância do crustáceo na foz do rio Vuri, então batizado de rio dos Camarões. Depois, a região foi invadida por colonos franceses, que mantiveram a denominação Cameroun.

Fufu, massa de mandioca típica dos Camarões, com receita de Marcão Nogueira - Marcos Nogueira

Foram também os portugueses que levaram para lá a mandioca, planta nativa do Brasil. Ela se tornou um dos pilares da alimentação dos camaroneses —de todos os povos do oeste da África, aliás.

Com a mandioca e outras fontes de carboidrato (milho, arroz ou banana da terra), os africanos ocidentais preparam o fufu. É algo como um angu ou pirão bem grosso, que depois pode ser moldado para acompanhar ensopados, carnes e peixes.

Escolhi uma receita de fufu que é feita com a mandioca puba, ou seja, fermentada. Tanto aqui quanto na África, antes de existir geladeira, a mandioca era armazenada em vasilhas cheias d’água após a colheita.

Assim ela dura por muitos dias, porém fermenta e adquire aromas ácidos. Da mandioca puba são feitos o polvilho azedo e a farinha d’água.

Após alguns dias na água, a mandioca também amolece, o que facilita sua trituração para o preparo do fufu.

Nesta receita, você vai precisar esperar pelo menos quatro dias até usar o fogão, mas os procedimentos não poderiam ser mais simples. Basta bater a mandioca e cozinhar a polpa até ficar consistente. Nem sal vai.

O sal está no prato que o fufu acompanha (mais ou menos a lógica do arroz japonês, que também é insosso). Para dar um pouco de tempero a essa comida, incluí uma receita bônus: o kati, frango grelhado ao sabor de dendê, típico do noroeste dos Camarões.


Fufu

Rendimento: 4 porções

Dificuldade: fácil

INGREDIENTES

300 g de mandioca descascada

PREPARO

  1. Deixe a mandioca totalmente imersa em água, num recipiente tampado e em temperatura ambiente, por pelo menos 4 dias. Troque a água uma ou duas vezes por dia.
  2. Ao final desse tempo, a mandioca estará fermentada, ácida e amolecida. Retire o fio fibroso do centro da raiz e bata no liquidificador com um pouco de água filtrada, até obter um creme liso.
  3. Cozinhe o creme de mandioca em fogo baixo, mexendo sempre. Ele vai se tornar uma massa pegajosa. Continue cozinhando e mexendo até a massa começar a soltar do fundo da panela. Espere esfriar e molde o fufu em cilindros grossos.

Kati kati

Rendimento: 4 porções

Dificuldade: fácil

INGREDIENTES

1 kg de frango com osso e pele (coxa, sobrecoxa ou coxinha da asa)

1 colher (sopa) de cebola ralada

1 colher (sopa) de alho espremido

2 colheres (sopa) de azeite-de-dendê

2 tomates grandes maduros (ou 3 médios), triturados

Sal, pimenta-do-reino e pimenta-caiena a gosto

PREPARO

  1. Tempere o frango com a cebola, o alho, o sal, as pimentas e metade do dendê. Deixe pegar gosto por pelo menos meia hora.
  2. Grelhe o frango na churrasqueira ou numa frigideira, até a pele ficar dourada de todos os lados.
  3. Numa panela que comporte todo o frango, aqueça o dendê restante. Junte o tomate e, quando levantar fervura, o frango. Deixe no fogo até o frango estar cozido por completo, adicionando água se secar. Sirva com o fufu.

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas