Siga a folha

Humorista, membro do coletivo português Gato Fedorento. É autor de “Boca do Inferno”.

Se o governo fosse corrupto, o governo seria o primeiro a saber

O sonho de um Brasil sem corrupção está cada vez mais perto, mas, quando se acorda, não garanto nada

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

Quando Jair Bolsonaro disse que tinha acabado com a Lava Jato, muita gente hipócrita e maldosa começou a acusá-lo de ter dito que tinha acabado com a Lava Jato.

É impressionante como a imprensa consegue distorcer as palavras de uma pessoa. Por isso, no dia seguinte, o presidente achou-se na obrigação de vir esclarecer as suas declarações, para evitar mal-entendidos: a Lava Jato continuaria, claro, e só ia acabar para ele e para os seus amigos, uma vez que nenhum deles era corrupto.

Não poderia haver melhor prova da honestidade e lisura de Bolsonaro do que esta medida anticorrupção. Corrupção seria manter a Lava Jato onde ela não é necessária, desperdiçando os fundos públicos e o tempo das autoridades. Lavar o que já está lavado é desperdiçar água, sabão, e desgastar o material que se lava sem necessidade.

Se nenhum membro do Executivo é corrupto, manter a fiscalização seria a demonstração clara de que o governo seria corrupto. O povo não entenderia essa contradição e talvez saísse à rua para protestar com violência. As pessoas estão fartas do excesso de fiscalização da corrupção no Brasil.

Como todo o mundo sabe, há duas maneiras de viver numa casa sem baratas. Uma é acender a luz da cozinha e matar todas as baratas. A outra é nunca acender a luz da cozinha. A segunda é muito mais tranquila.

Outra vantagem deste processo é o fato de as autoridades terem sido informadas por uma fonte credível. Quem comunicou às autoridades que o governo não era corrupto foi o governo. Quem melhor do que o governo para saber se o governo é corrupto? Essas coisas sabem-se logo. Se o governo fosse corrupto, o governo seria o primeiro a saber. E esse método inovador de investigação traz outros benefícios, uma vez que resolve os tradicionais problemas de morosidade da Justiça. É muito fácil e rápido. Basta perguntar às pessoas.

"O senhor é corrupto?"

"Não."

"Então, boa tarde e desculpe o incômodo."

O sonho de um Brasil sem corrupção está cada vez mais perto. Sublinho a palavra sonho. Quando se acorda, não garanto nada.

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas