Siga a folha

Descrição de chapéu Tóquio 2020 tênis

O Santo Graal do tênis e o grande nome dos Jogos

Derrota de Djokovic deixa dois vazios no esporte

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

A eliminação precoce da japonesa Naomi Osaka e a desistência da americana Simone Biles, aliadas à falta de um atleta acima de qualquer dúvida na natação (como Michael Phelps) ou no atletismo (como Usain Bolt), deixaram em aberto o posto de grande nome destes Jogos.

Havia um forte candidato entre os ainda hóspedes da Vila Olímpica. Malvisto por muita gente e atleta de um esporte que não é propriamente um queridinho dos Jogos, o sérvio Novak Djokovic estava no caminho de uma marca sem precedentes no tênis masculino. Tentava conquistar o chamado Golden Slam, uma espécie de Santo Graal das raquetes —consiste em ganhar os quatro Grand Slams e o ouro olímpico num mesmo ano.

Djokovic na derrota para Zverev em Tóquio - Mike Segar/Reuters

Para dar a dimensão do difícil que é alcançar o Golden Slam: 1) em mais de um século de disputa do esporte, só cinco tenistas conseguiram vencer o Grand Slam inteiro em um único ano; 2) apenas uma pessoa, a alemã Steffi Graf, ganhou o Golden Slam, em 1988; 3) entre os homens, o último a conseguir vencer os quatro Grand Slams num mesmo ano foi o australiano Rod Laver, em 1969, ainda no início da era profissional.

Só que o caminho de Djokovic ruiu nesta sexta, diante de Alexander Zverev, que colocou fim a uma invencibilidade que já somava 22 jogos.

Para Djokovic, restará ainda tentar fechar o Grand Slam, com o Aberto dos EUA, em algumas semanas. Será um feito e tanto, ainda mais porque, se conseguir, vai se tornar o maior ganhador de Grand Slams da história (21). Mas decerto não é bem o que ele tinha em mente. "Eu sabia que ele estava perseguindo a história", disse Zverev, quase se desculpando por vencer: "Eu sinto muito por ele".

Para os Jogos, resta um trono ainda em aberto. O nadador americano Caeleb Dressel, chamado de o novo Michael Phelps, vai se desenhando como um candidato. A ver se a segunda semana dos Jogos oferece novas opções.

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas