Siga a folha

Jornalista e escritor, autor das biografias de Carmen Miranda, Garrincha e Nelson Rodrigues, é membro da Academia Brasileira de Letras.

E aquela do W. C. Fields?

Um dos comediantes mais amados do cinema americano seria impossível hoje

Assinantes podem enviar 5 artigos por dia com acesso livre

ASSINE ou FAÇA LOGIN

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

"Um homem que odeia crianças e cachorros não pode ser mau de todo", disse W. C. Fields. Como??? Antes que você fique indignado e pare de ler: "Minha senhora, a criança dura de engolir ainda não nasceu. Ponha-a para ferver durante algumas horas e ela ficará tenrinha e suave." E não, não feche ainda o jornal. Ele disse também: "Charles Dickens foi o homem mais corajoso que já existiu. Teve dez filhos no tempo em que eles não significavam deduções no imposto de renda".

Acredite ou não, Fields (1879-1946) foi um dos comediantes mais amados do cinema americano. As famílias dos anos 30 e 40 o adoravam. Mas era outro cinema, outra América e, pelo visto, outras famílias. Hoje, seu personagem, sempre com uma frase no canto da boca contra toda espécie de instituição —casamento, polícia, política, religião, temperança—, não seria possível. Na época, as pessoas não achavam que aquele senhor gordinho e de cabelos brancos pudesse ser mau de verdade.

"Acredito no nó indissolúvel do casamento, desde que ele esteja bem atado em volta do pescoço da mulher". Ou: "Case-se com uma mulher que goste da vida ao ar livre. Assim, se você a atirar pela janela, ela sobreviverá". Ou: "Meu peixe favorito? Uma piranha na banheira da minha ex-mulher". Ou: "É uma pena que os rinocerontes não sejam comestíveis. Eles não são mais duros do que carne de sogra na noite de folga da cozinheira".

Fields era famoso por beber, tanto na tela quanto fora dela: "Sempre trago comigo uma garrafa, no caso de ver uma cobra —que também sempre trago comigo"; "Uma mulher me levou a beber. E nunca tive a dignidade de lhe agradecer por isso"; "Sou capaz de extremo autocontrole. Não bebo nada mais forte do que gim antes do café da manhã"; "Mostre-me um homem que não beba e eu lhe provarei que ele é parte camelo".

E, quando lhe perguntaram por que nunca bebia água, respondeu: "Peixes fodem nela".

Pôster, LPs com gravações originais e livros de e sobre W.C. Fields - Heloisa Seixas

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas