Ruy Castro

Jornalista e escritor, autor das biografias de Carmen Miranda, Garrincha e Nelson Rodrigues, é membro da Academia Brasileira de Letras.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Ruy Castro

Dois livros magníficos

O Brasil precisa redescobrir Sylvia Telles e a gravadora Forma

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A música popular acaba de ganhar dois livros magníficos: "Para Ouvir Sylvia Telles", biografia da maior cantora da bossa nova pelo músico e pesquisador Gabriel Gonzaga, e "Tempo Feliz: A História da Gravadora Forma", um fabuloso selo fonográfico dos anos 60, pelo jornalista Renato Vieira. Sei desses livros desde que eram ainda um sonho de seus autores e, muito depois, orgulhei-me de ser chamado a escrever o texto de quarta capa de ambos.

De 1964 a 1967, a Forma, criada no Rio por Roberto Quartin e Wadi Gebara, produziu 22 LPs que ficariam lendários, entre eles "Coisas", de Moacir Santos, "Os Afro-Sambas", de Baden e Vinicius, e a trilha do filme "Deus e o Diabo na Terra do Sol". Ao fim de três anos, Quartin, que era pobre, continuou pobre, e Gebara, que era rico, ficou pobre, mas, por causa deles, a música brasileira saiu riquíssima. A lista de gênios que passaram pelos microfones da Forma não cabe neste espaço. Um a um, Renato Vieira conta como foi possível seduzi-los para, quase de graça, gravarem aqueles discos que o Brasil de então praticamente ignorou.

De Sylvia Telles (1934-66), só se pode dizer que, sem ela, Tom Jobim não seria tão grande, João Gilberto talvez cantasse de outra maneira e a bossa nova poderia não ser a que conhecemos. Mas seus discos, hoje todos na Universal, estão há muito fora de catálogo e os jovens não sabem que ela existiu. Gabriel Gonzaga traz Sylvia de volta, com uma profusão de detalhes de fazer inveja a biógrafos mais experientes.

O livro de Renato tomou-lhe oito anos de trabalho, envolvendo uma troca de editora em pleno voo e várias crises econômicas, mas saiu por uma editora séria. Já Gabriel colecionou recusas de 22 empresas ao seu projeto, só conseguiu publicá-lo graças a um crowdfunding, e o livro, que pena, é difícil de achar.

Se o Brasil não liga nem para o futuro, por que daria importância ao passado?

LPs originais de Sylvia Telles e da gravadora Forma, cujas histórias acabam de sair em livros - Heloisa Seixas

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.