Siga a folha

Formado em jornalismo, começou a escrever na Folha em 2001. Passou por diversas editorias no jornal e atualmente assina o blog Copo Cheio, sobre o cenário cervejeiro, e uma coluna em Esporte

Cadê a rua Pelé em São Paulo?

Capital paulista não batizou uma via com nome do Rei do futebol após sua morte

Assinantes podem enviar 5 artigos por dia com acesso livre

ASSINE ou FAÇA LOGIN

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

Conhece a rua Pelé, na capital paulista?

Menos de uma semana depois da morte do Rei (1940-2022), a Prefeitura do Rio de Janeiro já estava rebatizando a avenida Radial Oeste para avenida Rei Pelé. E a via fica bem pertinho do Maracanã, o que tornou a homenagem especial.

Torcedores do Santos prestam homenagens a Pelé após morte do ex-jogador, no entorno da Vila Belmiro - Ueslei Marcelino - 3.jan.2023/Reuters

Mas e na capital paulista? Onde fica a rua do Rei? Bem, se ela existe, este escriba não encontrou (nem seu parça Google Maps). Curioso, e um pouco triste, não ter logo aqui uma rua batizada com o nome do maior jogador de todos os tempos, que completaria 83 anos na próxima segunda (23).

Um querido amigo, corintiano, até deu a sugestão ideal. Me disse ele uma vez: "Já pensou se rebatizassem a av. Pacaembu como av. Pelé? Terminando em frente à praça Charles Miller [considerado o pai do futebol], onde fica o Museu do Futebol e o estádio do Pacaembu [pelo menos uma parte]?". Seria perfeito. A via ligaria o rei ao criador.

Pelé marcou 71 gols no Maracanã, onde foi homenageado; mas fez 127 no Pacaembu, onde não foi. O estádio localizado no nobre bairro paulistano só fica atrás da Vila Belmiro entre os que mais viram gols do homem.

Existem outras cidades, inclusive no interior de São Paulo, com ruas homenageando o Rei. Em Três Corações (MG), onde nasceu, tem museu e estátua. Mas São Paulo, capital, está devendo.

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas