Sandro Macedo

Formado em jornalismo, começou a escrever na Folha em 2001. Passou por diversas editorias no jornal e atualmente assina o blog Copo Cheio, sobre o cenário cervejeiro, e uma coluna em Esporte

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Sandro Macedo

Eu poupo, tu poupas, nós poupamos

Times envolvidos nas semifinais continentais pouparam loucamente no Brasileiro

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

No fim de semana, a rodada do Campeonato Brasileiro fez este escriba lembrar-se de uma propaganda antiga, provavelmente de algum banco. O slogan no final ensinava: "Quem poupa tem". Era um tempo em que poupar parecia bom.

Os cinco times envolvidos com as semifinais continentais pouparam loucamente na rodada. E ninguém se deu bem. Palmeiras, Fluminense e Internacional, que jogam na Libertadores, perderam. O Corinthians poupou em pleno clássico contra o São Paulo e também perdeu. O time do Mano (peço um minuto de silêncio coletivo pelo fim da era Luxemburgo, o Vanderlei) enfrenta agora na Sul-Americana o Fortaleza, outro que poupou, mas empatou.

Todos pouparam por um objetivo comum, a vaga na final continental. A matemática e o confronto direto dizem que dois dos poupadores vão se dar bem, outros dois, consequentemente, vão se dar mal (mesmo poupando).

Abel Ferreira poupou titulares do Palmeiras em Bragança - Cristina Salle - 28.set.23/Reuters

E tem o Palmeiras, que faz o jogo-exorcismo contra o fantasma do Boca Juniors, na quinta (5), pela chance de disputar a terceira final em quatro anos. Aliás, o Boca também poupou no domingo, diante do River Plate, seu maior rival, na Bombonera, e perdeu. Se cair contra o Palmeiras, algo me diz que o professor boquense será chamado ao RH.

Porém a poupança do Palmeiras foi a mais animadora, apesar da derrota —isso se o conselho tutelar não for atrás de Abel por exploração de mão de obra de menor. Os garotos do Palmeiras (nove titulares contra o Bragantino foram campeões da Copa São Paulo no ano passado) mostraram que podem ser ótimas opções tanto na Libertadores quanto no restante do Brasileiro.

Mas o ponto é: será que era necessário poupar tanto? Não dá para descansar só uns três ou quatro coleguinhas titulares? Ainda mais no caso de Palmeiras e Fluminense, que pareciam reais ameaças ao título do Botafogo —agora, parecem um pouco menos.

Estava aqui olhando os procedimentos de Pep Guardiola, o deus catalão do futebol. Na temporada passada, o Manchester City precisou cortar um dobrado para superar o Arsenal na disputa pelo título da Premier League. E entre uma rodada e outra ainda tinha a fase decisiva da Champions League, até então um calo no sapato árabe do City.

Três dias antes de enfrentar o Real Madrid, na primeira semifinal, o City jogou contra o Leeds United. Seis titulares estiveram nos dois jogos. E outros três entraram no segundo tempo no Inglês. Ou seja, o professor Pepito usou nove atletas. Duas semanas depois, o City utilizou sete jogadores (cinco titulares e dois reservas) contra o Everton que depois derrubaram o Real no jogo de volta da semifinal.

Pepito fez o que aqui é chamado por comentaristas sábios de misto quente, com apenas jogadores pontuais sendo poupados.

Jesus, o Jorge, também ficou marcado no Flamengo por trocar poucos titulares entre as partidas decisivas da Libertadores de 2019 e os jogos do Brasileiro. Aliás, o histórico Flamengo de 2019 foi o único que conseguiu recentemente se dar bem nos pontos corridos do Brasileiro e no principal torneio continental.

Ao fim do ano, se o Botafogo confirmar o título, cada vez mais próximo, poderá lembrar com carinho a 25ª rodada, aquela em que seus perseguidores principais abandonaram o Brasileiro em nome da poupança continental.

Vôlei vive um drama

A seleção masculina de vôlei nunca ficou fora de uma edição de Jogos Olímpicos. Mas, como perdeu a vaga continental para a Argentina (sempre eles), depois da derrota histórica no Sul-Americano, está disputando um torneio pré-olímpico. E, a julgar o drama que foi a vitória no Maracanãzinho contra a República Tcheca (no tie-break, de virada), vai ser dureza. O grupo ainda tem Itália, Cuba e Alemanha, e só duas vagas. Oremos.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.