Siga a folha

Veganos podem comer queijo

Aprenda a preparar receita prática com a castanha de caju

Assinantes podem enviar 7 artigos por dia com acesso livre

ASSINE ou FAÇA LOGIN

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

Na minha primeira semana de veganismo, quando eu ainda nem sabia se minha transição ia dar certo ou não, fui convidada para um casamento. O menu era inteiro vegetariano, logo pensei que não precisaria enfiar lanchinhos na minúscula bolsa a tiracolo antes de sair de casa.

Eis que chego no casamento e me deparo com uma mesa imensa de queijos. Senti o cheiro enquanto agarrava uma uva —o único alimento vegano daquela mesa— e fui abatida por um sentimento de luto. Nunca mais vou comer queijo.

No dia seguinte, acordei com a ressaca de quem comeu apenas frutas e bebeu muito champanhe, destinada a fazer meu próprio queijo. Após algumas semanas de testes frustrantes, cheguei nessa receita, que é muito simples e eficiente.

Sanduíche recheado de queijo feito à base de castanha de caju - Paulo Caldas/Divulgação

A castanha de caju traz a untuosidade de um bom queijo, enquanto o polvilho azedo é responsável pela textura levemente elástica e pelo sabor azedinho. A levedura nutricional, que é uma levedura inativa, não é um ingrediente obrigatório para a receita dar certo, mas realça o sabor do queijo. Pode ser encontrada em lojas de produtos naturais e em lojas a granel.

Não é obrigatória, mas é um ingrediente que merece destaque: eu uso a levedura nutricional não apenas em queijos, mas por cima da massa, da pipoca e até da sopa. Qualquer transição para o veganismo fica mais gostosa com um potinho de levedura em casa. Ainda bem que descobri isso desde o início!

Façam esse queijinho e depois me contem se é ou não é prazeroso preparar e comer, na cozinha da nossa casa, algo que passamos a vida inteira comprando pronto. E isso em poucos minutos, sem envolver o sofrimento de nenhum animal.

O casamento, por acaso, foi no campo. Bem no horizonte eu vi algumas vacas e pensei, pela primeira vez: é por elas também que estou me empanturrando de uvas. No próximo casamento, uso uma bolsa maior e levo meu sanduíche, recheado do queijo que quero e posso comer.

QUEIJO VEGANO

Ingredientes

1 xícara de castanha de caju, preferencialmente crua e sem sal

2 xícaras de água

6 colheres de sopa de polvilho azedo

3 colheres de sopa de levedura nutricional

1 colher de sopa de vinagre de maçã

1 dente de alho, sem o miolo

1 colher de chá de sal

Pitada de cúrcuma

A castanha traz a untuosidade de um bom queijo, enquanto o polvilho azedo é responsável pela textura levemente elástica - Paulo Caldas/Divulgação

Preparo

  1. Deixe a castanha de caju de molho na água por seis horas.
  2. Descarte a água do demolho e transfira a castanha para o liquidificador.
  3. Acrescente os demais ingredientes e bata até obter um creme homogêneo.
  4. Transfira para uma panela e leve para cozinhar em fogo médio, mexendo sempre, por cinco minutos, com a ajuda de um fouet (batedor de arame) para não empelotar.
  5. Desligue o fogo e transfira o queijo para um pote de vidro ou ramequim, com a ajuda de uma espátula de silicone (colher pão-duro) para aproveitar todo o conteúdo.

Consumo e armazenamento

  1. Sirva quente por cima de batatas e outros legumes assados, massas, torradas, pães… No recheio do sanduíche prensado fica incrível! Pode ser também servido como aperitivo, com palitinhos de vegetais crus para mergulhar e comer.
  2. Guarda o que sobrar, se sobrar, na geladeira, em um pote fechado. Consuma em até cinco dias e consuma frio ou quente.

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas