Siga a folha

A coluna é assinada pelo jornalista Mauro Zafalon, formado em jornalismo e ciências sociais, com MBA em derivativos na USP.

Descrição de chapéu alimentação

Produção de carne bovina fica em 10 milhões de toneladas, mas poderia ser de 255 milhões

Potencial é estimado com base nos produtores mais tecnificados, e que atingem 103 arrobas por hectare por ano, segundo consultoria

Assinantes podem enviar 5 artigos por dia com acesso livre

ASSINE ou FAÇA LOGIN

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

A produtividade média brasileira da pecuária é de apenas 4,1 arrobas por hectare por ano, mas algumas propriedades já têm potencial para até 103.

Com um pouco de tecnologia aplicada no campo, o cenário seria bastante diferente para a pecuária no pais, segundo Maurício Palma Nogueira, diretor da consultoria Athenagro e coordenador do Rally da Pecuária.

Anualmente, a consultoria, junto com a Agroconsult, vai a campo para diagnosticar produção e nível tecnológico, além de verificar tendências e desafios do setor.

Gado em fazenda próxima de Paragominas, no Pará - Lalo de Almeida - 3.ago.15/Folhapress

Com base nas informações colhidas nas fazendas, a Athenagro verificou que, enquanto alguns produtores estão na base do patamar de produtividade, com apenas 4,1 arrobas de produção por hectare por ano, e praticamente sem sobrevivência no setor, 1% das fazendas visitadas, altamente tecnificadas e com manejo adequado, já obtém 103 arrobas por hectare por ano.

O gargalo é grande, mas a consultoria constatou que pelo menos 10% dos produtores visitados já conseguem 34 arrobas por ano.

Utilizando as pastagens existentes e essa produtividade média dos 10% de produtores da lista da Athenagro, a pecuária brasileira poderia render 84 milhões de toneladas de carne por ano, acima da produção mundial, que é de 70 milhões.

Com a produtividade de 103 arrobas para toda a pecuária, já conseguida por alguns produtores, a produção nacional poderia atingir 255 milhões de toneladas equivalentes carcaças, nas contas da consultoria.

Mas, como a produtividade média nacional está tão baixa, o país deverá ficar nas 10 milhões de toneladas de carne bovina equivalente carcaça neste ano, um volume 7,4% inferior ao recorde de 2018, quando a produção havia sido de 10,8 milhões de toneladas.

Deste volume, apenas 7,4 milhões têm fiscalizações federal, estadual e municipal.

Nogueira estima que, apesar da interrupção chinesa de compras nas últimas semanas, as exportações brasileiras deverão crescer 2% sobre o recorde do ano passado. Para 2021, o diretor da consultoria espera 2,7 milhões de toneladas equivalentes carcaças.

Agroconsult e Athenagro, junto com Santander, Ihara e Zoetis, iniciam a 10ª edição do Rally da Pecuária no próximo dia 27, pela região Sul do país, informou Nogueira nesta quarta-feira (20). ​

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas