Siga a folha

Coluna assinada por Walter Porto, editor de Livros.

Descrição de chapéu Livros

Livros inéditos de Walter Benjamin e Fran Lebowitz chegam ao Brasil em breve

Obra secreta do intelectual alemão e artigos afiados da escritora nova-iorquina vão sair pela primeira vez

Assinantes podem enviar 7 artigos por dia com acesso livre

ASSINE ou FAÇA LOGIN

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

A editora catarinense Nave publica uma obra de Walter Benjamin que ainda permanecia inédita em português.

“Gente Alemã”, publicado sob pseudônimo na época da Alemanha nazista e descrito pela casa como o “livro secreto” de Benjamin, traz comentários do autor a correspondências de nomes célebres como Nietzsche, Goethe e Kant.

O estudo se volta a observar o declínio da classe burguesa da Alemanha diante do Terceiro Reich. Nas palavras de Márcio Seligmann-Silva, que assina a apresentação, é a resposta do intelectual à apropriação avassaladora do conceito de germanidade pelos nazistas.

A edição bilíngue de “Gente Alemã” traz ainda um posfácio da pesquisadora Susana Scramim e terá lançamento virtual na próxima quinta.

E a Todavia vai lançar um volume inédito de textos de Fran Lebowitz, a mordaz escritora de Nova York que fez sucesso ao lado de Martin Scorsese numa série documental recente sobre a metrópole americana.

O tomo vai reunir dois dos três livros publicados por Lebowitz, ambos best-sellers nos Estados Unidos —“Metropolitan Life”, de 1978, e “Social Studies”, de 1981, numa edição igual à feita pela americana Vintage Books em 1994. Mas esse sai só ano que vem.

Detalhe da capa de "A Visão das Plantas", livro que Djaimilia Pereira de Almeida lança pela Todavia após vencer o Oceanos por "Luanda, Lisboa, Paraíso" - Divulgação

APRENDIZADOS Nos dez anos da Flup, a Festa Literária das Periferias, o festival fez uma parceria com a editora Bazar do Tempo para lançar uma série de livros, começando em abril. O primeiro, “Carolinas”, organizado por Julio Ludemir, busca apresentar uma nova geração de escritoras negras, com textos gestados em oficinas sob orientação de escritores como Itamar Vieira Junior e Eliana Alves Cruz.

DANÇA DA SOLIDÃO A escritora Aline Bei está de casa nova. Seu próximo romance, “Pequena Coreografia do Adeus”, sai em abril pela Companhia das Letras. A estreia da autora, “O Peso do Pássaro Morto”, da Nós, encontrou um público amplo e venceu o prêmio São Paulo de Literatura. Já o livro novo é a história de uma jovem sufocada pela atmosfera bélica da casa de seus pais, que busca construir sua individualidade apesar dos traumas.

A ÚLTIMA A gaúcha Júlia Dantas é a primeira autora brasileira no catálogo da editora DBA, que começou a publicar literatura no ano passado. Em seu segundo romance, a escritora e jornalista parte do olhar de um jovem e desiludido porteiro para discutir assuntos como sexualidade e relações entre pais e filhos.

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas