Siga a folha

Coluna assinada por Walter Porto, editor de Livros.

Crítico Mário Pedrosa ganhará biografia por jornalista gaúcho

Livro sobre nome crucial da escrita sobre artes plásticas na imprensa e militante de esquerda sairá pela Record

Assinantes podem enviar 7 artigos por dia com acesso livre

ASSINE ou FAÇA LOGIN

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

A Record vai lançar a biografia de Mário Pedrosa que vem sendo preparada pelo jornalista gaúcho Luiz Antônio Araujo. A previsão é que o livro sobre o crítico de arte e militante de esquerda saia em 2023.

Morto em 1981, aos 81, Pedrosa foi membro do Partido Comunista Brasileiro e, no exílio em Paris durante o Estado Novo, foi ligado à Quarta Internacional. Um dos maiores nomes da crítica de artes visuais no país, ele também foi obrigado ao exílio na ditadura.

Um dos destaques de Araujo é a amizade entre Pedrosa e Mário de Andrade. Entre os livros que pertenciam ao crítico, o exemplar de “Macunaíma” traz uma dedicatória de seu xará, atribuindo a ele e ao também crítico Antonio Bento a publicação da história do herói sem caráter.

“Toda a gente em S. Paulo e doutras partes sabem e repetirei quando você quiser que se publiquei ‘Macunaíma’ devo isso pra você e pro Antonio Bento. Vocês são os Donos do Livro e agora como sempre duas estrelinhas no meu céu, vasto campo do céu.”

DIFERENTONA A Todavia vai lançar, em 2022, a tradução de “The Odd Woman and the City” (a mulher peculiar e a cidade), de Vivian Gornick, livro de memórias da autora lançado nos Estados Unidos em 2015. Se em “Afetos Ferozes” a época é a de sua infância, aqui se trata, sobretudo, de sua vida e reflexões na faixa dos 60. A autora americana hoje tem 85 anos.

GHOSTING À GREGA Um conto de Lygia Fagundes Telles encomendado e publicado por uma revista nos anos 1980 sairá em livro pela primeira vez, como parte da homenagem da Festa Literária Internacional da Mantiqueira à escritora. Em “A Espera”, Nikos chega de surpresa à casa da mulher que ele deixou esperando dez anos antes, quando foi dar um passeio e resolveu não voltar. O evento, que começa no dia 18, disponibiliza em seu site a versão digital gratuita do livro a partir do dia 11, por dez dias.

CLARICE À FRANCESA​ A cátedra de literatura brasileira da Universidade de Zurique promove uma conferência do francês Georges Didi-Huberman sobre Clarice Lispector. Transmitida via Zoom no dia 26, a partir das 10h de Brasília, a fala do filósofo e historiador da arte tratará de como a escritora mobiliza as emoções em suas crônicas. O evento será em francês e posteriormente haverá um vídeo no site da instituição com legendas em português. Basta acessar a reunião de número 98542751165 ou link.

Úrsula Passos (interina)

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas