Siga a folha

Coluna assinada por Walter Porto, editor de Livros.

Descrição de chapéu Livros

Tordesilhas resgata livros brasileiros abandonados pela Sesi Editora

Casa fecha contrato para republicar obras de Veronica Stigger, Noemi Jaffe e João Anzanello Carrascoza

Assinantes podem enviar 7 artigos por dia com acesso livre

ASSINE ou FAÇA LOGIN

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

A Tordesilhas comprou os direitos para publicar obras da editora do Sesi, que anunciou no começo do ano que pararia de trabalhar com literatura para se especializar em livros didáticos e paradidáticos.

A ideia é que os primeiros títulos abarcados no novo contrato, vários deles publicações antigas de autores brasileiros relevantes, sejam lançados durante a Flip em novembro.

A seleção inclui, por exemplo, os livros de estreia de nomes como Vanessa Barbara e Flavio Cafiero — "O Frio Aqui Fora", finalista do Jabuti— e também de Veronica Stigger, que integra a programação principal da festa paratiense.

Também voltarão às prateleiras "Livro dos Começos", de Noemi Jaffe, e quatro obras do premiado João Anzanello Carrascoza: "Linha Única", "Dias Raros", "O Volume do Silêncio" e "Catálogo de Perdas".

Parte dos livros tinha saído originalmente pela Cosac Naify e migrado para a Sesi após o fechamento da editora. Agora, num acordo intermediado pela Agência Riff, ganham nova casa na Tordesilhas, que vem ampliando sua atuação após ser integrada como um braço da Alta Books.

A Zahar publica uma bela edição de luxo de ‘As Aventuras de Pinóquio’, do italiano Carlo Collodi, com esta ilustração na capa - Divulgação

FALANDO EM FLIP A antropóloga Rita Segato vai dividir uma das mais empolgantes mesas da Flip com a americana Saidiya Hartman, e a Bazar do Tempo aproveita para lançar na festa um inédito da argentina, professora emérita da Universidade de Brasília. "Cenas de um Pensamento Crítico" vai trazer textos que abordam a violência de gênero, o debate sobre a Palestina na intelectualidade judaica, o punitivismo e a crise carcerária.

FALANDO EM CÁRCERE A Carambaia está trazendo de volta um livro seminal escrito sob os coturnos da ditadura militar. O romance "Em Câmara Lenta" foi elaborado pelo cineasta Renato Tapajós enquanto estava preso, de 1969 a 1974, e escrito em papéis de seda que eram contrabandeados por seus pais durante visitas à cadeia. Lançada em 1977, a obra se tornou referência para pensar a luta armada e a tortura nos anos de chumbo.

FALANDO EM ANOS DE CHUMBO O pesquisador João Cezar de Castro Rocha conseguiu pôr de pé um livro com 41 ensaios que refletem a quente sobre as eleições de 2022 e o futuro do país. Entre os intelectuais que assinam textos em "Tudo por um Triz", estão Renato Janine Ribeiro, José Miguel Wisnik e Eliana Alves Cruz. O lançamento será na livraria Patuscada, em São Paulo, na segunda-feira, 19.

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas