Siga a folha

Descrição de chapéu Rio de Janeiro

Além de gosto de terra, água que abastece o Rio agora tem detergente

Estatal de saneamento decidiu suspender captação após detectar substância

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

Rio de Janeiro

Ainda às voltas com problemas na qualidade da água, a Cedae (Companhia Estadual de Água e Esgoto do Rio de Janeiro) informou nesta segunda (3) que suspenderá a operação do sistema que abastece a capital devido à presença de detergente no rio Guandu.

Em nota, a empresa diz que o material foi arrastado pelas fortes chuvas registradas na região metropolitana do Rio neste domingo (2).

"Para garantir a segurança hídrica das regiões atendidas pelo sistema Guandu, a diretoria de Saneamento e Grande decidiu fechar as comportas da entrada do canal principal da estação", diz o texto.

O sistema Guandu é responsável pelo abastecimento de grande parte da região metropolitana do Rio, entregando água a cerca de nove milhões de pessoas em oito cidades. 

O MP-RJ quer que o Cedae (Companhia de Água e Esgoto do Estado) divulgue na internet informações sobre a qualidade da água - Saulo Angelo - 14.jan.2020/AM Press & Images/Folhapress

Na manhã desta terça (4), a Delegacia de Defesa dos Serviços Delegados realizou uma ação conjunta com o Inea (Instituto Estadual do Ambiente) na estação do Guandu para acompanhar a coleta de amostras de água que serão analisadas.

"De acordo com o resultado das análises, poderá ser apurada eventual responsabilidade nas alterações das condições de consumo da água na Região Metropolitana do Estado do Rio de Janeiro", diz a nota da assessoria de comunicação da Polícia Civil do Rio.

A população vem recebendo, desde o início do ano, água com gosto de terra devido à proliferação de geosmina, substância orgânica que é produzida quando há multiplicação acentuada de bactérias em ambientes aquáticos, como em mananciais que recebem esgotos não tratados.

O problema vem causando transtornos à população e elevação nas vendas de água mineral na região atendida pela companhia.

Há duas semanas, o diretor de Saneamento e Grande Produção, Marcos Chimelli, foi demitido. O presidente da companhia, Hélio Cabral, por enquanto se mantém no cargo.

Em entrevistas Witzel vem repetindo que a água não está imprópria para o consumo, apesar do forte cheiro de terra.

Segundo especialistas, o surgimento da geosmina está relacionado ao excesso de esgoto na água do Guandu, que é alimentado pelo rio Paraíba do Sul e atravessa áreas urbanas e industriais. 

Na nota desta segunda, a Cedae informou que técnicos da companhia estão monitorando a captação de água até que a concentração do detergente não represente risco à operação da estação.

A entidade não informou por quanto tempo consegue abastecer a população sem captar água.

O Inea (Instituto Estadual do Meio Ambiente) disse que foi comunicada da suspensão da captação no Guandu às 19h desta segunda e que nesta terça (4) fará coleta de amostras para análise no rio Poços, que deságua no Guandu, próximo ao distrito industrial de Queimados, na região metropolitana.

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas