Siga a folha

Animais são resgatados em meio a lama e escombros em Guarujá

Bombeiros resgataram 15 mortos na Baixada Santista, e há dezenas de desaparecidos após deslizamentos de terra

Assinantes podem enviar 5 artigos por dia com acesso livre

ASSINE ou FAÇA LOGIN

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

Guarujá (SP)

Dez animais foram encontrados em meio a escombros e muita lama na comunidade da Barreira do João do Guarda, um dos locais mais atingidos pelas fortes chuvas nesta terça-feira (3) em Guarujá, no litoral paulista.

O resgate foi realizado por voluntários e pela equipe de proteção animal do município. Ao todo, quatro gatos e seis cachorros foram levados a abrigos da região.

"Fomos ao local para resgatar os animais e encontramos, em sua maior parte, os que perderam os seus donos. Um dos que foram resgatados estava cavando na tentativa de encontrar o seu dono. Ele estava morto embaixo de uma pedra", conta Carlos Eduardo Vargas, diretor de Proteção e Bem-Estar Animal de Guarujá.

Dez animais foram resgatados de locais inundados em Guarujá, no litoral sul de São Paulo, pelo serviço de proteção animal de Guarujá - Evelyn Paula Ribeiro Alves/Folhapress

As buscas por mais animais em situação de abandono ou risco serão retomadas na manhã desta quarta (4) na comunidade.

Os deslizamentos de terra no local provocaram o soterramento de 60 a 70 barracos na comunidade. Ao menos 200 pessoas estão desabrigadas em Guarujá. Moradores de outros bairros, voluntários, ajudam retirando escombros e lama acumulada no local.

"Estamos levando ração para os animais que se encontram com seus donos em abrigos. Estamos vacinando eles principalmente contra a leptospirose", explica Vargas.

Dez animais foram resgatados de locais inundados em Guarujá, no litoral sul de São Paulo, pelo serviço de proteção animal de Guarujá - Evelyn Paula Ribeiro Alves/Folhapress

Devido as fortes chuvas, alguns bairros do município se encontraram sem abastecimento de água e de luz.

Nas últimas 12 horas, choveu em Guarujá 282 mm, o que era esperado para todo o mês; em Santos, foram registrados 218 mm de chuva; em Praia Grande, 170 mm; São Vicente, 169 mm; Mongaguá, 160 mm, Cubatão, 132 mm e Itanhaém e Bertioga, 110 mm.

Até às 18h, a Defesa Civil confirmou 16 mortes, sendo 14 somente em Guarujá, a maior parte na comunidade da Barreira do João do Guarda. As outras suas ocorreram em Santos e São Vicente. Trinta e duas pessoas ainda estão desaparecidas, vinte delas em Guarujá, dez em Santos e duas em São Vicente.

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas