Siga a folha

PM retira invasores de conjunto habitacional na zona leste de SP

Invasão começou no sábado (2) à noite em condomínio da zona leste da capital

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

São Paulo

A Polícia Militar de São Paulo realizou neste domingo (3) uma ação para retirar invasores de um conjunto habitacional no Itaim Paulista, zona leste da capital paulista.

A PM foi acionada no sábado (2) à noite depois que aproximadamente mil pessoas invadiram o condomínio e renderam os vigilantes que faziam a segurança do local. Os policiais apreenderam um revólver calibre 32.

Policiais cercam o conjunto habitacional para conter a ação dos invasores - Reprodução/GloboNews

Na manhã deste domingo, a Guarda Civil Metropolitana foi ao conjunto habitacional para tentar negociar a desocupação, mas sem sucesso. À tarde, a PM entrou em ação e retirou os ocupantes com o uso de bombas de efeito moral.

Imagens aéreas feitas pela GloboNews mostraram pessoas depredando com pedaços de pau o condomínio no momento em que a polícia tentava cercar a área para conter os invasores. Em algumas unidades do andar térreo, os ocupantes atearam fogo nas dependências internas dos edifícios.

De acordo com a Secretaria da Segurança Pública de São Paulo (SSP-SP), uma mulher foi detida e é investigada por, supostamente, ser a responsável pela negociação dos imóveis e organizar a invasão.

"A Polícia Militar esclarece que prestou apoio a equipes da Guarda Civil Municipal e da Prefeitura de São Paulo durante reintegração de posse em prédios de um conjunto habitacional na tarde deste domingo (3). Policiais do 4º Batalhão de Ação Especial da Polícia Militar (BAEP) e do 48º Batalhão de Polícia Militar Metropolitano (BPM/M) atuaram no controle de tumulto na área externa", disse a SSP, em nota.

Imagens da GloboNews mostram os invasores correndo durante ação da polícia, que utilizou bombas de efeito moral - Reprodução/GloboNews

O Conjunto Habitacional Residencial Osório C e D, anunciado em 2018 pelo Governo do Estado, está praticamente pronto para ser habitado, mas os apartamentos ainda não foram entregues às famílias.

Em setembro do ano passado, a Secretaria Municipal de Habitação realizou evento para que as famílias pudessem escolher uma das unidades no conjunto habitacional. A data inicial para entrega dos primeiros apartamentos aos novos habitantes era novembro de 2019, a segunda parte até o fim de 2020.

Cada unidade habitacional tem 47 m² e dois dormitórios. Ao todo, os quatro condomínios construídos no local somam 965 unidades.

Confira a nota da Secretaria de Segurança Pública na íntegra:

"A Polícia Militar esclarece que prestou apoio a equipes da Guarda Civil Municipal e da Prefeitura de São Paulo durante reintegração de posse em prédios de um conjunto habitacional, localizado na Vila Curuçá, na tarde deste domingo (3). O local havia sido invadido na noite de sábado (2), quando a PM foi chamada e apreendeu um revólver calibre 32. Já na tarde de hoje (domingo), policiais do 4º Batalhão de Ação Especial da Polícia Militar (BAEP) e do 48º Batalhão de Polícia Militar Metropolitano (BPM/M) atuaram no controle de tumulto na área externa. Até o momento não há informações sobre feridos. Uma mulher foi detida e é investigada por ser responsável pela negociação dos imóveis e organizar a invasão. A ocorrência foi registrada no 50º DP (Itaim Paulista) e é investigada pelo 67º Distrito Policial (Jardim Robru)."

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas