Siga a folha

Avião da FAB cai e causa incêndio florestal em Campo Grande; veja vídeo

Piloto conseguiu se ejetar antes da queda; espaço aéreo da cidade ficou fechado por quase 3 horas

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

São Paulo

Um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) teve falha técnica e caiu nesta segunda-feira (13) em Campo Grande (MS). A queda gerou incêndio florestal e fez o espaço aéreo ser fechado por quase três horas, afetando dois voos comerciais que se dirigiam à cidade, um deles com 87.750 doses de vacina contra a Covid-19.

Durante um voo de treinamento, o piloto percebeu o problema e direcionou a aeronave de caça A-29 Super Tucano para uma região desabitada. Ele conseguiu se ejetar antes da queda, por volta das 11h20.

Caça A-29 Super Tucano, da FAB, cai em Campo Grande - Marcos Maluf/Campo Grande News

Um helicóptero H-60 Black Hawk do Esquadrão Pelicano foi acionado para resgatar o militar, que passa bem. Por meio de nota, o Comando da Aeronáutica informou que o piloto está recebendo acompanhamento médico e que investigará o acidente.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, o incêndio florestal é grande, influenciado pelos ventos fortes. Ao menos seis viaturas estão no local para conter a queimada.

O espaço aéreo da capital ficou fechado entre as 11h20 e 14h (horário local), afetando ao menos dois voos que estavam previstos para o Aeroporto Internacional de Campo Grande, informa a Infraero (Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária).

Um dos aviões, que carregava um lote com 87.750 doses de vacinas da Pfizer, precisou voltar para Guarulhos para reabastecer e trocar a tripulação. Por causa do atraso, alguns passageiros desistiram de viajar. A aeronave, antes prevista para pousar às 13h15, aterrissou às 17h na capital de Mato Grosso do Sul.

Bombeiros trabalham para acabar com incêndio causado por queda de avião da FAB, em Campo Grande - Divulgação Corpo de Bombeiros de Mato Grosso do Sul

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas