Siga a folha

Como conseguir mudas de árvores gratuitas na cidade de SP

Todo domicílio tem direito a até cinco mudas de espécies nativas da Mata Atlântica

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

Belo Horizonte

Os paulistanos que quiserem colorir seus quintais podem receber gratuitamente da Prefeitura de São Paulo até cinco mudas de árvores típicas brasileiras. São mais de 90 variedades plantadas no Viveiro Manequinho Lopes, no Parque Ibirapuera, como ipês, figueiras, jacarandás, jaboticabeiras e até açaízeiros e outras espécies alimentícias.

A solicitação é feita pelo telefone 156 ou online, pelo site SP156. Para participar, o proprietário do imóvel precisa apresentar o IPTU ou isenção do IPTU em próprio nome, documento com foto e registros da área a ser plantada, como fotos ou croquis. No caso de plantio dentro de condomínios, é preciso de uma carta do síndico autorizando o plantio e cópia da ata da assembleia que o elegeu.

A escolha das espécies pode levar em conta imagens de satélite do local, assim como quais outras plantas já estão presentes. Além disso, o Manual de Arborização Urbana da prefeitura estipula diretrizes que são levadas em conta no processo.

Mudas em estufa do Viveiro Manequinho Lopes, no Parque Ibirapuera. 23/09/2018. - Rivaldo Gomes/Folhapress

Em até um mês, a prefeitura envia por email e SMS um agendamento para buscar as árvores, situação em que sugere que o cidadão compareça em um veículo aberto e com outras pessoas para ajudar no carregamento das mudas, que têm, em média três metros de altura.

Nesse momento, os cidadãos assinam um termo de responsabilidade e uma ficha de informações, além de receberem um folheto explicativo e orientador sobre plantio, proteção e manutenção das mudas.

Também é possível sugerir o plantio em áreas públicas, como calçadas, praças e parques. Para isso, o serviço é outro, também acessado pelo telefone 156 ou pelo site SP156. É importante destacar que no caso de calçadas, apenas o proprietário do imóvel da calçada ou seu procurador pode solicitar o plantio.

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas